Te convido a refletir: há quanto tempo você não vai em um cinema de bairro, de rua? Morando na Europa, passei a valorizar muito mais estes cinemas que dão movimento a bairros, são pontos de encontro, rituais de escape e pura diversão. Portanto, te convido a fazer algo fora do habitual e convidar amigos, seu parceiro(a), sua mãe, pai, irmão a ir a um cinema de bairro. Deixo aqui uma listinha de cinemas legais em 3 cidades para facilitar a sua busca! Depois me diz se não valeu a experiência.
São Paulo
Cinesala é referência na cidade desde 1962. Oferece cadeiras individuais tradicionais e os sofás (tipo puffs), que se assemelham com uma cama grande. (Vila Madalena)
CineSesc é um dos mais tradicionais espaços de cinema de arte – se destaca por não exibir Blockbusters, mas prezar pelas exibições de filmes clássicos, alternativos ou que não foram lançados no circuito nacional das grandes redes. (Cerqueira César)
Espaço Itaú de Cinema é considerado um dos melhores cinemas de rua da cidade e foca em filmes de qualidade artística e cultural, que não são facilmente encontrados nas salas comerciais. (Consolação)
Cine Petra Belas Artes é conhecido pela programação alternativa e se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos. (Consolação)
Reserva Cultural fica no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero e também exibe filmes independentes e produções estrangeiras fora do circuito. (Bela Vista)
Rio de Janeiro
Estação NET, tem várias unidades espalhadas pela cidade como a de Ipanema, Botafogo e Gávea.
Cine Santa Teresa conta apenas com uma sala aconchegante com 60 lugares e apresenta filmes de dentro e de fora do circuito. (Santa Teresa)
Belo Horizonte
Una Cine Bela Artes, conhecido por ser um reduto de filmes independentes, de arte e produzidos em diversos países. (Lourdes)
Centro Cultural Unimed-BH Minas conta com salas de cinema de rua, mas também um teatro, uma biblioteca, uma galeria de arte e um centro de memória. (Lourdes)