Experiências imersivas, de contato entre obras de arte e o público, estão ganhando destaque – e não à toa, afinal, quanto mais próximos e parte das criações nos sentimos, mais interessante fica, ao meu ver!
Por isso, a dica da vez é visitar a Pina Contemporânea (Expansão da Pinacoteca) pra conferir a ativação de obra Escala de Cinzas, de João Loureiro, que está rolando desde o fim de semana passado e consegue nos fazer sentir o sabor da arte…Como? Com sorvete!
O trabalho – pensado, a princípio, para a programação de verão In Situ: Obras Públicas en la Ciudad de San Carlos de Bariloche, na Argentina, em 2012 – se baseia na fabricação e venda de sorvetes em seis tons de cinza, dentro de casquinhas pretas, a fim de, justamente, criar uma experiência diferente pra quem visita e ressignificar o consumo do gelato – associando algo potencialmente delicioso à crise do turismo na cidade de San Carlos de Bariloche, depois da erupção do vulcão Puyehue.
O passeio já vale por si só, para conferir esse novo prédio do museu de arte mais antigo de São Paulo. A Pina conta com um centro de atividades socioeducativas, arquitetura sustentável, exposições inéditas, restaurante, loja e espaços comuns. Vale super a visita!
Onde: Pina Contemporânea – Av. Tiradentes, 273 – Luz, São Paulo
Quando: Dias 29 e 30 de julho, das 11h às 13h e das 14h às 17h.
Quanto: R$ 15,00 (2 bolas de sorvete); a venda dos sorvetes poderá ser interrompida conforme necessidade