Obras para se informar verdadeiramente sobre o conflito Israel-Hamas

É impossível ignorar o terrível ataque do grupo terrorista Hamas à Israel. Pensando na enorme quantidade de fake news e desinformação que andam rolando pelas redes sociais, deixo aqui três livros excelentes que poderão te dar TODA informação e esclarecimento que você precisa para entender o conflito, suas inúmeras variantes e atores. 

Black Wave, de Kim Ghattas

É uma exploração abrangente da complexa história e da dinâmica atual do Oriente Médio. O livro faz um mergulho profundo no passado recente da região, principalmente, desde a Revolução Islâmica de 1979 no Irã, e traça as narrativas entrelaçadas de religião, geopolítica e transformação cultural, destacando a diversidade do Oriente Médio e as lutas enfrentadas por seus povos em face dos regimes autoritários, do sectarismo e do confronto, muitas vezes violento, entre tradição e modernidade. 

My Promised Land, de Ari Shavit

Conta como era a relação de árabes e judeus no começo do século XX até anos após a independência. O livro é uma exploração profundamente perspicaz da história de Israel, vista por meio das experiências pessoais e coletivas de seu povo. Shavit se aprofunda na complexa narrativa da formação de Israel, baseando-se em extensa pesquisa, entrevistas e anedotas pessoais. Ao longo de “My Promised Land”, Shavit aborda questões críticas como identidade, política, religião e a luta pela coexistência. 

Palestina, uma biografia, de Rashid Khalidi

Escrita por Rashid Khalidi, árabe, maior historiador do Oriente Médio, nos EUA, conta a história do conflito de mais de um século do ponto de vista da Palestina. Envolvente e marcante, o livro cruza eventos históricos, materiais de arquivo nunca antes explorados e relatos de gerações, tratando de forma simultaneamente sóbria e emotiva os fatos de um confronto trágico entre dois povos que reivindicam o mesmo território. 

Direitos reservados Eat Your Nuts