125

Sex dolls vão se popularizar?

Você já viu uma boneca sexual de perto? Não estou falando das bonecas de antigamente, mas essas de agora, que podem falar, piscar e gemer, sem contar que alguns modelos oferecem até mesmo um recurso de aquecimento do corpo inteiro. Feitas de materiais como silicone ou TPE (elastômero termoplástico) para imitar a sensação da pele humana, sua popularidade vem sendo impulsionada com o crescimento dos setores pornográfico e de cirurgia plástica, além dos avanços na tecnologia e nos materiais usados em sua confecção, uma maior aceitação da diversidade e exploração sexual e o crescente mercado de produtos para adultos.

O que antes era um mercado de nicho e tabu, hoje, se transformou em um setor em expansão, atendendo a uma ampla gama de clientes com companheiros realistas e personalizáveis. De acordo com um estudo realizado em 2022 pela BedBible, curiosamente, essas bonecas não se limitam aos homens – 9,7% dos homens americanos com mais de 18 anos (aproximadamente 9,8 milhões de homens) e 6,1% das mulheres americanas (aproximadamente 6,5 milhões de mulheres) compraram e possuem uma boneca sexual, atualmente. Chocante, né? O mesmo estudo descobriu que, apesar de um crescimento médio de 33% ao ano, as vendas potencializaram durante a Covid-19. Com um aumento de 75%, 2020 foi um ano recorde, chegando ao espantoso valor de US$ 2.86 bilhões em bonecas sexuais vendidas. 

O perigo dessa crescente popularização é que, à medida que as bonecas sexuais se tornam mais humanas do que nunca, o número de mulheres que estão sendo preenchidas com silicone e outras cirurgias plásticas e procedimentos – imitando a estética de uma boneca sexual – também cresce. De acordo com um relatório da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, os procedimentos cosméticos cirúrgicos cresceram 22% de 2000 a 2020 e os procedimentos minimamente invasivos cresceram 131%, somente nos EUA.

Não podemos deixar de mencionar a influência das redes sociais que contribuem – e muito – para todo esse cenário. Em uma pesquisa realizada em 2022, pela American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery (AAFPRS), 79% dos cirurgiões plásticos da AAFPRS relataram que os pacientes estavam buscando procedimentos cosméticos para ficarem mais bonitos em suas selfies. 

IA e interatividade

Um dos aspectos mais inovadores da moderna tecnologia de bonecas sexuais é a integração da inteligência artificial para criar parceiras interativas. As bonecas sexuais com IA são equipadas com algoritmos sofisticados que permitem que elas se envolvam em conversas, lembrem-se de interações passadas e respondam a sinais verbais. Por meio de machine learning, essas bonecas podem adaptar seu comportamento com base nas preferências do usuário, promovendo um senso de conexão emocional e intimidade. Wow! De um lado, existem preocupações éticas e debates sobre os limites dos relacionamentos entre humanos e tecnologia, enquanto de outro, acredita-se que tais inovações podem beneficiar indivíduos com ansiedades sociais ou dificuldades em formar conexões humanas tradicionais. 

Enfim, apesar dos avanços nessa tecnologia terem, sem dúvida, aberto novas possibilidades de intimidade e conexão e o setor continuar a crescer, os fabricantes, os formuladores de políticas e a sociedade precisam se envolver em discussões abertas e honestas sobre o impacto dessas inovações nos indivíduos e nos relacionamentos. 

E você? O que pensa disso tudo? 

Direitos reservados Eat Your Nuts