Imagine o seguinte cenário: Você tem um pouco de dinheiro sobrando que está parado na sua conta bancária, sem render nada por mês. Acontece que você também tem pouco tempo, entendimento e sendo bem sincero, lhe falta interesse em se envolver no mundo complexo de investimentos e ações…Só que com a inflação crescendo e cada vez mais variedades de ramos para se investir, você sente que tem que fazer algo. Bom, hoje a EYN compartilha com você, os mais novos, variados e surpreendentes ramos no Brasil e afora para você investir seu dindin e ganhar retorno – de vagas de estacionamento a apostas em furacões, até royalties e porcos.
Fundos de Royalties de Músicas
Imagina ganhar dinheiro com a música de abertura do reality show mais famoso do Brasil, o Big Brother Brasil? No país, desde 2020, isso já é possível e muitos investidores nacionais começaram a ter acesso a ganhos financeiros ao aplicarem seus recursos em músicas. Lançados por empresas de investimento como a Hipgnosis, com sede no Reino Unido, e recentemente no Brasil com a Hurts Capital, os fundos de royalties de música estão unindo os mundos da música e das finanças de uma forma nunca vista antes, transformando a música em uma classe de ativos confiável e lucrativa. Funciona assim: os fundos compram os direitos dos catálogos de música, que por sua vez dão aos investidores um royalty cada vez que uma música é transmitida, comprada ou tocada, seja pela execução em shows, locais públicos ou em plataformas digitais como Spotify e YouTube. No exterior, o negócio já está mais encaminhado. Um exemplo é a venda de 100% do catálogo de Bob Dylan, com mais de 600 composições, para a Universal Music, movimentando em torno de US$ 300 milhões.
Vagas de estacionamento
Mora em uma cidade grande, competitiva e tem uma vaguinha extra? Então abre o olho… À medida que as áreas urbanas ficam mais densas e os estacionamentos cada vez mais escassos, mais valem aqueles retângulos de asfalto. Vale a pena? Por um lado, para aqueles com vagas na garagem que podem ser alugadas, com certeza, mas para pessoas que esperam aproveitar a oportunidade comprando uma vaga de estacionamento, talvez não. Isso porque os espaços podem custar até seis dígitos, no caso de Nova York, além de todo o impacto das cidades aumentarem suas áreas para pedestres, combinado com serviços de compartilhamento de caronas e um futuro em que carros autônomos devem ocupar o centro das atenções. Nem tudo é a melhor opção para todos.
A carne de Porco
É importante você saber que a carne de porco é a proteína mais consumida do planeta. Mais de 100 milhões de toneladas de suínos magros – o nome da carne suína como mercadoria comercializada – são consumidos todos os anos. Na China e Sudeste Asiático, novas classes médias estão se desenvolvendo e, por sua vez, alimentando a demanda por carne suína. Assim, investidores atentos estão vendo os porcos como uma nova maneira de trazer o ‘bacon para casa’. Embora os preços dos alimentos, o clima, as doenças e o valor de outros produtos à base de carne possam afetar os custos, os especialistas estão otimistas de que as populações crescentes na Ásia e no México manterão os suínos magros em alta. Além do mais, a carne de porco não é apenas valiosa como fonte de alimento, mas partes de suínos magros também são usadas em co-produtos farmacêuticos e industriais, de substituições de válvulas cardíacas a adesivos de madeira compensada.
Água
O grande investidor, Michael Blurry, que ganhou atenção nacional depois de apostar contra o mercado imobiliário dos EUA antes da recessão de 2008 – retratado no filme The Big Short – está concentrando todos os seus esforços na água. Para começar, a água limpa e acessível está se tornando escassa conforme as demandas de uma população global em expansão aumentam. Isso, por sua vez, está levando a um crescimento na demanda por soluções inovadoras para a escassez de água. Burry pretende investir em alimentos que possam ser cultivados em áreas ricas em água e transportados e vendidos em locais onde a água é difícil de encontrar. É um método de redistribuição de água que, ele insiste: “garantirá que essa redistribuição seja sustentável”.
Tecnologia Vintage
Você é do tipo que troca de smartphone todo ano? Saiu o novo modelo, no dia seguinte você está no site comprando? Se sim, o que você faz com o antigo modelo? Bom, você pode querer manter o seu existente, já que os eletrônicos antigos são um mercado emergente que poderá um dia ver os aparelhos desatualizados darem um grande lucro. Os modelos inéditos estão entre os mais valorizados, como o Apple 1 original de 1976, uma versão do qual está à venda no eBay por US$ 1,5 milhão. Mas os modelos mais recentes também valem uma boa troca, contanto que venham com a embalagem original. Um Apple iPod de segunda geração de 2008, ainda em sua caixa lacrada de fábrica, foi listado no eBay por quase $ 30.000, enquanto um iPod 2002 “vintage” pode ser seu valor por $ 5.600.
Outras indústrias, no mínimo, intrigantes: selos de correio; o espaço e a aquicultura.