criancas usando oculos

Por que hoje em dia tantas crianças precisam de óculos?

De repente uma geração de crianças tem tido uma visão pior do que a de seus pais. Cada vez mais e mais cedo, mais e mais crianças têm precisado de óculos. Inclusive, muitas delas têm pais com a visão em perfeita condição, gerando surpresa diante dos diagnósticos de miopia de seus filhos, afinal, a gente aprende desde sempre que a miopia geralmente é uma condição genética. Ter um dos pais com a condição dobra as chances de uma criança precisar de óculos. Ter dois pais com miopia as quintuplica. Mas se fosse apenas genética, então por que essas crianças também estão ficando míopes?  O que tem acontecido? 

Vamos aos dados alarmantes!

  • No leste e sudeste da Ásia, a mudança é bem dramática: a proporção de adolescentes e jovens adultos com miopia saltou de cerca de um quarto para mais de 80% em pouco mais de 50 anos. 
  • Na China, a miopia é tão prevalente que se tornou uma preocupação de segurança nacional: os militares estão preocupados em recrutar pilotos perspicazes entre os 1,4 bilhão de habitantes do país. 
  • Nos EUA, 42% das pessoas de 12 a 54 anos eram míopes no início dos anos 2000 – última vez que uma pesquisa nacional de miopia foi realizada – em comparação a um quarto na década de 70. Embora pesquisas mais recentes em larga escala não estejam disponíveis, quando oftalmologistas nos Estados Unidos são perguntados se eles estão atendendo mais crianças míopes, as respostas são sempre: “Absolutamente”. “Sim.” “Não há dúvida sobre isso.” 
  • Na Europa, os jovens adultos são mais propensos a precisar de óculos para visão à distância do que seus pais ou avós.

Conclusão: se as tendências atuais continuarem, estima um estudo, metade da população mundial será míope até 2050.

E qual a gravidade disso tudo?

Olhos míopes tornam-se propensos a problemas graves como glaucoma e descolamento de retina na meia-idade, condições que podem causar cegueira permanente. Os riscos começam pequenos, mas aumentam exponencialmente com prescrições mais altas. Quanto mais jovem a miopia começar, pior será a perspectiva. Portanto, em 2019, a Academia Americana de Oftalmologia convocou uma força-tarefa para reconhecer a miopia como um problema urgente de saúde global. 

Olhando para o passado…

Médicos britânicos historicamente descobriram que a miopia era muito mais prevalente entre os estudantes de Oxford do que entre os recrutas militares, ou em escolas urbanas “mais rigorosas” do que nas rurais. Assim, em um manual de oftalmologia do final do século 19, o tratamento sugerido para miopia foi: mudança de ar e evitar trabalho visual – “uma viagem marítima, se possível”. 

Já no início do século 20, os especialistas se uniram em torno da ideia de que a miopia era causada por leitura e escrita – ou, hoje em dia, assistir TV e navegar pelo Instagram. Visando conter a miopia em crianças, a China alarmada propôs mudanças sociais em larga escala:  exames escritos agora são limitados antes da terceira série e os videogames são restritos.

Algo na vida moderna está destruindo nossa capacidade de ver longe, mas o quê?

Existem muitas teorias e muita falta de precisão nos estudos, portanto, dificilmente podemos entender o que de fato está ocasionando tal cenário. Apenas uma certeza temos até o momento: a superação dos cientistas da suposição errônea de que a miopia é puramente genética. 

Tratamentos

Não muito conhecidos na América, nas últimas duas décadas, oftalmologistas – principalmente na Ásia – descobriram que lentes especiais e colírios podem retardar a progressão da miopia em crianças. Em novembro de 2019, a FDA autorizou o primeiro – e atualmente único – tratamento especificamente projetado para retardar a progressão da miopia nos EUA, através de uma lente de contato gelatinosa da CooperVision, chamada MiSight.

Chamados de “controle da miopia” ou “gerenciamento da miopia”, tais tratamentos para retardar a progressão da miopia têm ficado cada vez mais e mais populares. Ainda em testes, o tratamento que envolve vários tipos de óculos que ajustam a maneira como a luz entra no olho para retardar seu crescimento também têm sido comuns, tanto que alguns já estão no mercado na Europa e Canadá.

Conclusão

Apesar de não sabermos como as telas e como passar tanto tempo dentro de casa estão nos afetando, ou o que está causando mais danos, sabemos que a miopia é uma consequência clara de viver em desacordo com nossa biologia. Todos os optometristas com quem conversei disseram que tentam promover melhores hábitos de visão, como limitar o tempo de tela e brincar ao ar livre. 

Quanto mais cedo você puder começar a retardar a progressão da miopia em crianças, melhor será o resultado, portanto, assim que esses óculos forem aprovados nos EUA, o controle da miopia será muito mais amplo.

Fonte: The Atlantic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos reservados Eat Your Nuts