trufas

Quase tudo que chamam de “trufa” é mentira!

Começo o tema de hoje com uma verdade que talvez te choque ou que talvez não seja uma novidade: o óleo de trufas não é feito de trufas. Portanto, você precisa entender que tal ‘azeite’ servido em tantos restaurantes e vendido em tantas delicatessens por aí, é praticamente um lixo sintético vendido como um artigo gourmet de luxo, que dá aos clientes a idéia de que as trufas têm um intenso aroma de gás.

Quase tudo com etiqueta de trufa que está disponível nas lojas ou servido nos restaurantes é uma mentira e uma fraude e, desde que eu soube dessa informação (há algum tempo) eu simplesmente não consigo mais pedir nada trufado sem ter 100% de certeza de que o que eu estou recebendo e pagando é verdadeiramente trufa – o preço diz muito. 

O que geralmente é servido, na verdade, é um composto orgânico chamado 2,4-Dithiapentane – químico que fornece uma imitação justa do cheiro natural da trufa – derivado naturalmente ou de uma mistura de petróleo misturado com azeite de oliva. Se você olhar os rótulos dos óleos de trufa, verá que os ingredientes incluem “aroma” ou “sabor” ou “essência” de trufa. 

É louco pensar como tal ato desfavorece todos os restaurateurs que buscam trabalhar de forma honesta com o ingrediente, afinal, ao servirem trufa de verdade para aqueles que não conhecem o verdadeiro sabor da iguaria, podem ser taxados como ‘enganadores’  – o cliente ingênuo questionará ‘cadê o gosto de gás’ e pensará que estão tentando ganhar em cima dele. 

“Mas eu tinha trufas de verdade em meu prato”

Sim, essa é a pior parte do esquema. As trufas decorativas estão aqui para fazer de você um tolo. Ao servir um pouco, e completarem com o óleo, o cliente acredita que o sabor vem delas e o estabelecimento se sente no direito de cobrar o valor cheio. 

Ah, para piorar tudo, o óleo de trufa é apenas um dos produtos que se aproveitam da ignorância dos compradores. Muitos produtos feitos de manteiga de trufa são aromatizados com uma substância semelhante à marmite, chamada de proteína vegetal hidratada. 

Então fica o lembrete: na hora de pedir algo com trufa, lembre-se que na verdade você ganhará um químico no lugar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos reservados Eat Your Nuts