Semana de Arte Moderna o que ver, visitar, ler e ouvir a respeito

Semana de Arte Moderna: o que ver, visitar, ler e ouvir a respeito

No dia 13 de fevereiro de 1922 começava em São Paulo, mais precisamente no Theatro Municipal, a Semana de Arte Moderna que extrapolou a capital paulista para se tornar um marco da vida brasileira no século 20.

São Paulo ‘explodia na condição de pólo do comércio mundial do café, passando em ritmo acelerado de província à miragem da metrópole’. Artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Villa-Lobos, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outros, defendiam ideias que, de certa forma, eram mais avançadas do que a própria arte ali apresentada.

Influenciados pelas vanguardas europeias e pela renovação geral no panorama da arte ocidental, o intuito era trazer frescor para a arte do século 19 do país, as “poesias perfeitas” do parnasianismo, a arte associada ao belo, a ópera italiana e os poemas sinfônicos, espécie de narrativas feitas por meio da música, para citar alguns.

Essa mudança caiu como uma luva, pois 1922 era o centenário da Independência do Brasil, formando o cenário ideal para a renovação artística nacional, afinal o país que se ‘transformava e se modernizava, precisava de um novo olhar artístico, sociocultural e filosófico que propusesse uma arte nacional original e atualizada.’ O ‘perfeito’ dava lugar para poemas que não rimavam e quadros que não retratavam mais a realidade com perfeição.

Em comemoração ao centenário e para fugir do óbvio (muitos sites e páginas falando a respeito), separei matérias, livros, podcasts e filmes caso você queira se aprofundar no tema e entrar no mood 🙂

EYN, onde eu encontro eventos, atividades, exposições etc?

A primeira dica é o Agenda Tarsila, uma plataforma criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo junto com a gestão e produção da Amigos da Arte. Lá é possível encontrar mais de 400 palestras, lançamentos literários, exposições e outros eventos relacionados à Semana de Arte Moderna. Os usuários podem selecionar as atividades a partir da localização, segmentos ou datas.

pra ler 📚

  • MODERNISMOS 1922-2022 – Gênese Andrade

Vinte e nove ensaios inéditos que festejam, questionam e provocam reflexões sobre a Semana de 22 e seus desdobramentos.

  • MODERNIDADE EM PRETO E BRANCO – Rafael Cardoso.

Modernidade em preto e branco oferece ao leitor não só um novo entendimento a respeito de um dos principais movimentos artísticos do país, mas também uma janela para compreender a primeira metade do século 20.

  • O GUARDA-ROUPA MODERNISTA – Carolina Casarin

Uma análise inovadora e surpreendente sobre a indumentária de dois nomes incontornáveis do modernismo brasileiro.

pra ver 📺

  • Tarsilinha, longa de animação infantil produzido pela Pinguim, de Kiko Mistrorrigo e Célia Catunda. O filme será exibido com exclusividade na TV Cultura para crianças de todo o Brasil imediatamente após a estreia nas salas de cinema, prevista para hoje.
  • A plataforma ‘A La Carte’ recebe a mostra “Reflexos do Modernismo”, em homenagem ao centenário, com nove filmes produzidos entre 1931 e 1954, todos tendo em comum a flexibilidade e o não ortodoxismo do cinema que era feito nesta época.
  • Na GloboPlay, é possível assistir `Macunaíma’ (1969), o já citado filme de Joaquim Pedro de Andrade, baseado na obra homônima de Mário de Andrade, além de filmes de Glauber Rocha.

pra visitar🚶🏽

  • O MASP preparou a terceira de uma série de exposições que costumam organizar em torno de artistas modernistas brasileiros canônicos do século 20 que empregam referências populares ou vernaculares em seus trabalhos. Em 2016, o MASP organizou Portinari popular e, em 2019, Tarsila popular. Agora é a vez do Volpi popular. Quando: 25/02 a 05/06
  • Raio-que-o-parta: Ficções do Moderno no Brasil, no SESC, ‘reflete sobre a noção de “arte moderna” no Brasil para além da década de 1920 e do protagonismo muitas vezes atribuído pela história da arte a São Paulo. Para tal, são reunidas obras de um arco temporal que vai do final do século XIX a meados do século XX, além da essencial presença de artistas que desenvolveram suas pesquisas em diversos estados brasileiros.’
  • Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, das 19h às 22h, um vídeo mapping vai envolver o Palácio dos Bandeirantes com imagens de personalidades e obras fundamentais da Semana de 22. Agendamento obrigatório: monitoria@sp.gov.br.
  • A mostra ‘Modernismo. Destaques do acervo.‘ reúne na Pinacoteca de São Paulo mais de 134 trabalhos de autoria de artistas ligados ao modernismo que estarão identificados com selo especial. Dentre as obras, a pintura Amigos, de Di Cavalcanti (Sala 16), que estava presente na exposição histórica da Semana de 1922, Antropofagia, Tarsila do Amaral; Auto-retrato, Victor Brecheret; Bananal, Lasar Segall; Casal na varanda, Cícero Dias; Dois Irmãos, Ismael Nery, entre outras. A exposição ficará em cartaz até 31 de dezembro de 2022 no edifício Luz.

pra ver sem sair de casa 👩🏾‍💻

  • Mapa Modernista foi desenhado no Google Maps com a geolocalização de 42 obras de arte moderna brasileira em espaços públicos e 21 instituições culturais que possuem arte moderna brasileira na cidade de São Paulo. Há pontos referentes ao Palácio dos Bandeirantes, à Pinacoteca do Estado de São Paulo, ao MASP, ao MAM, ao MAC, ao Monumento às Bandeiras, ao Parque Ibirapuera, entre outros.
  • A exposição virtual ‘Na paisagem de São Paulo: Rebolo e o Grupo Santa Helena’ traz obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios. Ao todo são mais de 30 pinturas de Francisco Rebolo e integrantes do Santa Helena, com obras que apresentam importante registro das transformações da cidade de São Paulo, e seus arredores, nas décadas de 1930 e 1940.
  • Série de vídeos sobre a Semana de 22 e o Modernismo realizada pela Casa das Rosas com comentários, mini resenhas e dicas sobre o tema (janeiro a junho de 2022 – exibição quinzenal).

pra ouvir 🎙

  • O podcast ‘Palavra Alada’, conduzido pela atriz Drica Moraes e Antônio Carlos Secchin como curador, faz sua estreia justamente com um programa dedicado à Semana de Arte Moderna.
  • Podcast da CNN revisita Semana de 22, legado e rumos do modernismo no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos reservados Eat Your Nuts